KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: A megera domada

Autor: William Shakespeare

Editora: L&PM Pocket

Ano: 2016

Páginas: 135

 

Catarina é uma jovem muito arredia e grosseira, filha mais velha de Batista, é incontestavelmente uma megera. O pai não deixa a irmã caçula Bianca ser cortejada por nenhum pretendente, pois para ele, a filha mais velha deve se casar primeiro.

Os muitos pretendentes da doce Bianca não tem esperanças até conhecerem Petrúquio, um jovem ambicioso, que vendo o grandioso dote de Catarina começa a cortejá-la. Petrúquio consegue se casar com a megera e a partir daí ele faz de tudo para domá-la, deixando-a até sem comer e sem dormir.

No fim, Bianca casa-se com Lucêncio (que se fingiu de professor para conquistá-la) e Catarina termina domada pelo marido.

Essa obra serviu de inspiração para diversas outras e foi adaptada  tanto para a televisão como para o cinema. É incontestável a importância de Shakespeare para a literatura inglesa e mundial, mas confesso que achei a obra fraca. Entendo-a como uma sátira aos costumes da época e como uma sátira ela não deve ser considerada machista, mas eu esperava mais da trama, achei que Catarina deixou-se levar muito fácil.

NOTA: ♥ ♥ ♥