Tati Bernardi é uma escritora, roteirista, jornalista e cronista da Folha de São Paulo largamente conhecida, mas eu só cheguei até ela através do podcast Calcinha larga. 


O Calcinha larga começou como um podcast sobre maternidade e eu ouvi pela primeira vez quando descobri que uma das apresentadoras era a Helen Ramos, que eu amo. Ao ouvir o Calcinha, em meio à gargalhadas e muita identificação fiquei brava comigo mesma por não conhecer a Tati e fiquei viciada nos seus podcasts (ela tem milhares), suas entrevistas e seus textos.
Tati fala muito abertamente de si e da sua vida pessoal, e é famosa por suas obras autoficcionais. “Você nunca mais vai ficar sozinha” é o seu livro mais recente, eu quis começar por ele pela temática da maternidade e não me arrependi. 


No livro, a protagonista Karine está grávida e ansiosa. Sua narrativa em primeira pessoa nos leva à reflexões sobre a gravidez e maternidade, falando abertamente sobre os medos e chatices, e mais ainda sobre as angústias.Entre milhares de exames médicos, Karine relembra passagens da sua infância e juventude, refletindo sobre sua relação com a própria mãe. 
Neuras, enjoos, nascimento, morte e maternidade estão entrelaçados nas inquietações da protagonista que narra tudo de forma frenética e fluida. Quase dá pra ouvir a voz da Tati Bernardi narrando o texto, eu disse quase?

Nome do Livro: Você nunca mais vai ficar sozinha
Autora: Tati Bernardi
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2020
páginas: 137