100_4931

Nome do Livro: Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil

Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo

Editora: Companhia das Letras (Selo Seguinte)

Ano: 2018

Páginas: 208

Foi com grande alegria que recebi a notícia da parceria do blog com a editora Companhia das Letras, e com maior alegria ainda esse primeiro livro chegou. Uma coletânea de pequenas biografias de grandes mulheres que mudaram a história do nosso país.

São 45 histórias das mais variadas, que seguem um padrão cronológico e, contemplam mulheres que fizeram a diferença e que em muitos casos caíram no esquecimento. Como Dandara que liderou o Quilombo dos Palmares ao lado de seu marido o lendário Zumbi; Maria Quitéria a primeira mulher-soldado do país; Bertha Lutz e sua incansável luta pelos direitos das mulheres;  Laudelina de Campos Melo a batalhadora pela regularização do trabalho doméstico e tantas outras mulheres brilhantes.

Muitas outras histórias são mais conhecidas, por serem retratadas no cinema e em telenovelas, são os caso de Anita Garibaldi; Zuzu Angel; Chiquinha Gonzaga; Pagu e Olga Benário Prestes. Outras mais recentes que ainda estão frescas em nossa memória como Zilda Arns e Dorothy Stang (naturalizada brasileira), ou são de mulheres que ainda continuam vivas e na luta como Sônia Guajajara.

KODAK Digital Still Camera

O livro é extraordinário (não copiando o título, mas não há palavra equivalente para descrevê-lo), além dessas histórias memoráveis conta com ilustrações maravilhosas e, no final, com uma linha do tempo sobre a vida das mulheres no Brasil e um glossário riquíssimo. É leitura obrigatória para jovens e adultos, enriquece a luta e não a deixa cair no esquecimento, nem, principalmente, cair na teia do machismo.