“O senhor dos anéis” talvez seja um dos livros que eu mais quis ler na minha vida como leitora, já vi e revi os filmes dirigidos por Peter Jackson inúmeras vezes e li “O hobbit” há alguns anos. Esse cenário da Terra Média sempre me fascinou e, agora, após concluir a leitura, o fascínio e amor por esses personagens só cresceu. 


Longe de mim querer fazer uma resenha desse livro, existem milhares delas, mas o que eu quero deixar registrado aqui, é um pouquinho da minha experiência de leitura.
“O senhor dos anéis” é um livro de maior fôlego do que “O hobbit” por exemplo, então não consegui lê-lo no tempo que estipulei, foi 1 ano para conseguir concluir a leitura. Isso porque além do desenvolvimento da história de diversos personagens, Tolkien cria todo um universo rico em geografia, idiomas e cultura que salta das páginas para o imaginário.


O livro que foi escrito para ser um único volume e, posteriormente, foi dividido em 3 tomos começa muito suavemente inserindo o leitor ao condado e ao ambiente dos hobbits. A premissa da história é muito simples, 9 companheiros tem a missão de levar o anel maligno para a destruição, mas o que Tolkien cria em volta disso é brilhante.


Pra quem só assistiu aos filmes, recomendo a leitura dos livros. Apesar de serem ótimas adaptações, no texto a história tem uma profundidade maior e muito se perde nos filmes, como a importância das personagens Éowyn, Meriadoc e Peregrin e inclusive os apêndices que dão continuidade e encerramento à saga.

Essa é uma história de fantasia que vai falar sobre preservação, sobre a importância dos povos, principalmente os povos desconhecidos e muitas vezes considerados menores (literalmente), mas é principalmente uma história de amizade.

O que mais ficou marcado em mim dessa leitura é a amizade entre os personagens, especialmente entre Frodo e Sam.
Sem o Sam, Frodo não iria muito longe nessa jornada.

Nome do Livro: O senhor dos anéis
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Harper Collins
Ano: 2021
Páginas: 1661