Nessa intensa e poética obra, a autora Taiye Selasi relata as consequências do abandono. Como as ações de um membro, pode desequilibrar o futuro de toda uma família.

Taiye inicia o livro já nos revelando que Kweku vai morrer, um renomado cirurgião, que conhece todos os sintomas de um infarto, mas não toma nenhuma atitude, apenas sente a morte chegar enquanto recorda momentos importantes de sua vida.
Kweku era casado com Fola e tem quatro filhos, mas em dado momento abandona a família e, os deixa totalmente desamparados e, as consequências desse abandono são sentidas ao longo de toda a vida de seus filhos. Usando uma narrativa não cronológica, a autora mescla as lembranças de Kweku e a reação de seus filhos perante a morte do pai.
Já nas segunda e terceira partes, Taiye reúne a família em Gana, para o enterro do pai e é nesse encontro dramático que os irmãos e a mãe tentam reatar laços há muito rompidos.
Belissimamente escrito e com uma narrativa delicada, Adeus, Gana foi um deleite para mim. Mesmo as inúmeras digressões não interferiram em nada a fluidez da trama e, confesso ter me apaixonado pela personagem Fola. Essa esposa e mãe forte e destemida, mas ao mesmo tempo tão humana, mostra que não é preciso romancear personagens para que sejam marcantes.

Nome do Livro: Adeus, Gana
Autora: Taiye Selasi
Editora: Planeta (Tag Experiências Literárias)
Ano: 2019
Páginas: 368