João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria… Quem já leu o poema “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade certamente vai lembrá-lo ao iniciar a leitura de Sonho de uma noite de verão. 
A peça de Willian Shakespeare é uma comédia dividida em 5 atos, uma história curta e encantadora, ambientada em Atenas. 

Lisandro ama Hérmia e por ela é correspondido, mas Hérmia já está comprometida com Demétrio, que a ama loucamente e, se não bastasse, a grande amiga de Hérmia, Helena, é apaixonada por Demétrio (olha a quadrilha aí). Para escapar do compromisso, Lisandro e Hérmia resolvem fugir de Atenas, para fugir eles precisam passar por uma floresta encantada governada pelos reis das fadas, porém, no dia da fuga Helena conta todo o plano para Demétrio e, eles partem para a floresta na tentativa de impedir os apaixonados.
Quando chegam na floresta, Demétrio e Helena começam uma discussão que é assistida de longe pelo rei das fadas Oberon. O rei não gostando nada da situação resolve ajudar Helena e pede para seu serviçal Bute pegar uma poção do amor, a poção deve ser colocada nos olhos de Demétrio para que ele se apaixone por Helena, mas Bute comete um erro e coloca a poção em Lisandro. A confusão está armada.
Essa comédia de Shakespeare é uma leitura deliciosa, fora a história dos apaixonados de Atenas há outras três tramas acontecendo simultaneamente, o casamento do Duque de Atenas, uma briga entre o rei e a rainha das fadas e os ensaios de uma peça feita por um hilário grupo de teatro amador.
Não sou uma conhecedora da obra de Shakespeare, li pouquíssimas peças, mas acho que as comédias são excelentes para quem nunca se aventurou e, Sonho de uma noite de verão pode ser uma ótima porta de entrada, recomendo. 

Nome do livro: Sonho de uma noite de verão
Autor: William Shakespeare
Editora: Tag Experiências Literárias
Ano: 2019
Páginas: 128