KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: Morangos mofados

Autor: Caio Fernando Abreu

Editora: Nova Fronteira

Ano: 2016

Páginas: 166

 

A obra é uma coletânea de contos, divididos em duas partes “O mofo” e “Os morangos” e no fim, há o conto Morangos mofados que intitula o livro.

O livro é extremamente perturbador, íntimo e inquietante, o autor explora temas como a sexualidade, a homoafetividade, a repressão e o preconceito de uma forma crua e honesta. Caio tem o poder da descrição, o que nos permite visualizar com muita facilidade as características físicas e os sentimentos das personagens, essa profundidade é tão grande que conseguimos sentir o calor, o nojo, o gosto, o toque e o cheiro descritos.

Alguns contos me impactaram mais, como Os sobreviventes; Terça-feira gorda; Sargento Garcia; Caixinha de música e Aqueles dois. No final da obra há a transcrição de uma carta de Caio, enviada ao amigo e jornalista José Márcio Penido, onde o autor fala sobre a construção de Morangos mofados e sobre o ato de escrever.

O livro além de muito bem escrito, traz uma carga musical muito grande. O autor cita trechos de músicas e alguns contos têm a indicação particular de uma música, por exemplo, Os sobreviventes (para ler ao som de Angela Ro Ro).

Esse foi o meu primeiro contato com Caio e eu estou sem palavras. É o tipo de texto que nos dá vontade de falar e silenciar ao mesmo tempo. Uma sensação de engasgo, de enjoo, de solidão. É uma mistura de desconforto e êxtase. 

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥