Considerado um romance de transição, “Iaiá Garcia” é o quarto romance de Machado de Assis e último da primeira fase do autor.


No início da obra, a protagonista Iaiá é ainda uma menina em período escolar, que vive com o adorado pai, Luis Garcia. Pai e filha mantém em seu círculo de amizades a Sra. Valéria e seu filho Jorge.  
Jorge está apaixonado por uma moça que o recusa e, como forma de provar seu amor e fugir de um casamento arranjado pela mãe, vai lutar na guerra do Paraguai. 
Depois de anos no Paraguai, Jorge retorna ao Rio de Janeiro e encontra sua amada casada com ninguém menos que Luis Garcia. Mas, além do espanto com o casamento, o que também impressiona Jorge é a figura crescida e interessante de Iaiá Garcia. 


A obra ainda traz temas como amor, família, casamento e um triângulo amoroso para o centro da ação, como nas anteriores, mas também explora muito a realidade de personagens de classes sociais totalmente diferentes. É brilhante o contraste criado por Machado entre a abnegação de Estela (a moça que rejeita Jorge) e a certa petulância/inconsequência de Iaiá. Acho que é isso que mais me encanta nessa obra, esse contraste entre essas duas mulheres.

Nome do Livro: Iaiá Garcia
Autor: Machado de Assis
Editora: Nova Aguilar
Ano: 2015
Páginas: 105