Organizado pela escritora e dramaturga catarinense Edla Van Steen, a antologia O conto da mulher brasileira foi publicada originalmente em 1978. São textos de escritoras brasileiras vivas, até 1973, e a ideia de Edla era dar destaque à produção literária feminina da época, essa edição que tenho em mãos é de 2008, lançada pela Global Editora. 


Embora não foi proposto temática à obra, 13 dos 19 contos abordam relacionamentos fracassados, frustração existencial decorrente de frustração amorosa, as narradoras e protagonistas são mulheres solitárias e sem esperança. A leitura dessa coletânea me fez refletir como a narrativa feminina mudou (ainda bem), é claro que ainda falamos de desilusões e de amor, mas O conto da mulher brasileira hoje seria mais diverso.Outra reflexão que o livro me trouxe foi em relação às escritoras, são 19 mulheres diferentes e hoje só reconhecemos facilmente 3 (Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Hilda Hist), talvez 4 se fizermos um esforço, em momentos de reflexão como esse que eu vejo como são importantes iniciativas como o Leia Mulheres. Aposto que qualquer pessoa que não lê, consegue citar pelo menos 3 escritores brasileiros, mas escritoras a sempre/única lembrada é Clarice Lispector (que não está na antologia), é triste não conhecer essas escritoras maravilhosas (eu mesma só conhecia 5 delas).
Dos textos da antologia se destacaram pra mim: “Os mortos não tem desejos” de Edla Van Steen e “Dia 24, à noite” de Myriam Campello (para ambos eu fiz um breve resumo que está em destaque nos stories). Me marcaram também os contos “As formigas” de Lygia Fagundes Telles (esse foi uma deliciosa releitura) e “Relatório final” de Márcia Denser. Mas o meu preferido foi “Port Moresby” de Dinah Silveira de Queiroz, ela narra como a vida entediante de uma mulher de classe média muda após ler uma notícia no jornal, ela encontra uma razão para lutar mesmo que todos parecem não lhe dar atenção, o conto aborda o lugar social das mulheres. 
Recomendo muito essa leitura. Leia mulheres, conheça escritoras. 

Nome do livro: O conto da mulher brasileira
Autora: Organizado por Edla Van Steen
Editora: Global Editora
Ano: 2007
Páginas: 192