jubilo-memoria-noviciadodapaixao-hildahilst-machadianablog

Nome do Livro: Júbilo, memória, noviciado da paixão

Autora: Hilda Hilst

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2018

Páginas: 131

Recebi esse livro de parceria com a editora Companhia das Letras, no mês passado, pelo fato de Hilda Hilst ser a homenageada da FLIP de 2018. Apesar de não ser uma grande leitora de poesia e, mesmo não sendo conhecedora do estilo, pude perceber a força poética da autora.

Da Hilda, li apenas a Obscena senhora D, que na ocasião não me agradou tanto. Creio que isso aconteceu por eu não conhecer bem a autora e seu universo, e fui direto em uma obra consagrada e muito diferente do que já tinha lido até então, prejudicando minha experiência de leitura.

Quanto à Júbilo, memória, noviciado da paixão, eu gostei muito mais. É uma obra dividida em 8 partes (ou livros) contendo poesias que exploram o amor, a sexualidade e o misticismo. A seleção intitulada Ode descontínua e remota para flauta e oboé de Ariana para Dionísio, foi a que mais gostei. A autora explora a relação de amor entre os personagens, usando de um formato épico (divisão em cantos) e correlaciona a sua ficção à personagens mitológicas.

“Porque tu sabes que é de poesia

Minha vida secreta. Tu sabes, Dionísio,

Que a teu lado te amando,

Antes de ser mulher sou inteira poeta.

E que o teu corpo existe porque o meu

Sempre existiu cantando. Meu corpo, Dionísio,

É que move o grande corpo teu

Ainda que tu me vejas extrema e suplicante

Quando amanhece e me dizes adeus”. (pg. 60)