IMG-20170825-WA0026

Nome do Livro: O velho e o mar

Autor: Ernest Hemingway

Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2017

Páginas: 126

 

Santiago é um velho pescador que mora em um vilarejo muito pobre e, está há 84 dias sem pescar nenhum peixe. Ele é viúvo e estaria completamente sozinho na vida, se não fosse pelo menino Manolin, seu discípulo.

Manolin tem um amor e devoção inabaláveis, pelo velho Santiago. Aprendeu com ele a pescar, mas por insistência de seus pais deixou de acompanhar o velho pescador em sua fase de má sorte. Mesmo assim, o menino ajuda Santiago no final de cada dia e sonha em poder voltar a pescar com ele.

É em meio a esse cenário, que o velho, desacreditado pelo vilarejo e sozinho, parte para mais longe com seu pequeno barco, na tentativa de vencer essa má sorte. Santiago consegue fisgar um peixe de 5 metros (muito maior que seu próprio barco), e trava uma luta intensa contra a velhice, as dores, as angustias e a paciência, para conseguir levar esse gigante para casa.

Mas não é só pelo dinheiro ou pelo status que um peixe desse porte trará à Santiago, que ele se empenha nessa luta, é por coragem e fé, e um sentimento de imensa devoção ao mar e ao próprio peixe que ele enfrenta a batalha.

Mais que uma história sobre pescaria, esse livro é uma história de amizade e de bravura. É o ser humano que entende seu lugar na natureza, a beleza da forma mais primitiva e pura de pescaria, é a história de um homem que ama seu ofício, que ama seu peixe e que acredita em si mesmo. Tudo isso costurado numa linda e limpa narrativa que só Hemingway consegue tecer.

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥