Shaun Usher é um britânico aficionado por correspondência e, em 2009 criou o blog Letters of Note,  que depois se transformou no livro Cartas extraordinárias, com o enorme sucesso do blog e do livro, Shaun criou edições temáticas como essa, Cartas extraordinárias: mães. 


O livro é uma compilação de 30 cartas sobre, de e para mães, são pessoas famosas e anônimas que usaram a escrita para manter ou criar laços maternos.Como a socióloga e feminista Jessie Bernard que escreveu uma linda carta para sua filha Dorothy que ainda estava na barriga: ” Para mim, a única resposta que uma mulher pode dar às forças destrutivas do mundo é a criação. E a forma mais arrebatadora de criação é a criação de uma nova vida”.Ou a emocionante carta que Estela May Young escreveu após a morte de sua mãe, a incrível Fernanda Young: ” E pode acreditar que tudo o que eu fizer vai ter uma pitada sua, porque você é a minha maior inspiração. Você é eterna. Que orgulho de ser sua filha. Te amo e obrigada pelos mais lindos 19 anos”.Há ainda a inspiradora carta que a advogada Julie Yip-Williams deixou para suas filhas, sabendo do estágio irreversível de seu câncer: ” A vida não é justa. Acostumem-se com isso”.
Essa foi uma leitura muito prazerosa, assim como foi com Cartas extraordinárias e, é impossível como mãe não se emocionar com essas cartas e, elas me inspiraram a escrever a minha própria. Eu sei que pode parecer um pouco mórbido, mas esse livro (e o atual momento de pandemia) me fez pensar no que eu gostaria de dizer para o meu filho e me deu um certo medo de não conseguir dizer, então minha carta está pronta, guardada dentro do livro.

Nome do livro: Cartas Extraordinárias Mães
Autor: Organizado por Shaun Usher
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2020
Páginas: 191