KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: O Compromisso

Autora: Herta Müller

Editora: MEDIAfashion (Coleção Folha grandes nomes da literatura)

Ano: 2016

Páginas: 176

 

Nessa obra,  a narradora/personagem é convocada para um interrogatório, um compromisso que não pode perder, e ela nos leva junto.

A personagem em questão não tem nome, é uma mulher aparentemente jovem, que na tentativa de fugir do regime ditatorial na Romênia, envia bilhetes para a Itália oferecendo-se em casamento. Quando descoberta, além de perder o emprego (os bilhetes eram colocados nos bolsos dos ternos, enviados pela fábrica têxtil em que trabalhava), ela é convocada para interrogatório constantemente.

No livro, acompanhamos o trajeto da personagem de bonde até um desses interrogatórios, e durante todo o percurso ela nos conta sua história através de um fluxo frenético e não cronológico de pensamentos. A relação com os pais (principalmente o pai infiel), com o avô, o primeiro marido violento, o atual companheiro alcoólatra, outros interrogatórios com o major Albu e, principalmente, a relação com a falecida amiga Lili, são narrados até o destino final.

Esse foi o meu primeiro contato com a autora, e é impressionante como ela consegue passar os sentimentos através de sua narrativa (em diversos momentos me senti angustiada, principalmente quando ela descreve os interrogatórios), creio que seja pelo fato dela ter vivido em um regime ditatorial e o livro ter esse ar autobiográfico. É um livro excelente, mas requer muita atenção, pois a falta de cronologia e o fluxo de pensamentos podem impedir uma leitura mais fluida.

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥