IMG-20170825-WA0014

Nome do Livro: Se eu fechar os olhos agora

Autor: Edney Silvestre

Editora: Record

Ano: 2013

Páginas: 301

 

Dois meninos de 12 anos, Eduardo e Paulo, amigos inseparáveis, encontram o corpo de uma mulher perto do lago onde estão nadando. A mulher era esposa do dentista da pacata cidade de interior, e foi brutalmente assassinada.

Depois de chamarem a polícia e de serem, a princípio, interrogados como suspeitos os dois meninos descobrem que o dentista, marido da vítima confessou o crime. Mas os meninos suspeitam que essa não seja a verdade, a mulher, muito mais jovem e alta, não poderia ser atacada pelo pequeno, idoso e frágil marido.

Eduardo e Paulo resolvem investigar o assassinato e contam com a ajuda de Ubiratan, um senhor idoso, que vive no asilo da cidade e quer mais que tudo sentir-se útil novamente. Os três começam a desvendar essa trama, cada vez mais complexa, que envolve política, corrupção, estupro, traições, a ligação da igreja e de grandes famílias da região, onde tudo parecia um simples uxoricídio já resolvido pela polícia.

Esse é o primeiro romance do jornalista Edney Silvestre, e foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2010. Adorei a maneira como o autor conduz à narrativa, as referências histórias, o humor leve envolvendo os dois meninos e o contraste entre eles e Ubiratan. A obra é de uma leitura muito rápida e como todo thriller, corremos para decifrar a trama, mas embora rápida, não é uma leitura leve, já que envolve temas sexuais e políticos. É um ótimo livro, mas achei que o desfecho seguiu para um caminho confuso que deixou pontas soltas.

Avaliação: 4/5