Existe algo muito importante na vida de qualquer leitor, que é o momento de leitura. Um livro que hoje não te agrada ou que parece não fazer sentido, com o passar dos anos, suas experiências e amadurecimento, uma nova leitura pode gerar um sentimento diferente. Digo isso porque o livro enviado pela Tag curadoria no mês de Abril, trata de um tema que nesse momento de pandemia, pode não agradar à todos, mas certamente, nós que vivemos com a Covid-19 leremos Nêmesis com um outro olhar, diferente de quem o leu no passado, diferente de quem vai lê-lo no futuro.

O livro do escritor norte-americano Philip Roth é ambientado nos Estados Unidos, durante a segunda guerra mundial, o protagonista Bucky Cantor é um professor de educação física que se sente  frustrado por não ter sido convocado para a guerra junto com seus melhores amigos, mas o que ele não poderia imaginar é que enfrentaria um outro tipo de guerra na sua cidade. É no verão de 1944 que uma epidemia de poliomielite atinge os Estados Unidos e a cidade de Cantor é a mais afetada. No início o professor está em negação e orienta seus alunos a manterem seus hábitos, mas com o avanço da doença e o contágio e morte de vários deles, Bucky entra num estado de pânico, temendo a doença e contestando Deus. O que mais vemos nesse momento da história é desinformação, negação e sentimento de culpa. As pessoas não tinham ideia de como a doença era transmitida e as autoridades demoraram a agir, o que vemos no livro de Roth é um relato, quase idêntico, dos que vivemos no início de 2020.

O livro é curto e incrivelmente denso, as descrições dos efeitos da pólio são esmagadoras, principalmente pela doença atingir majoritariamente crianças e adolescentes. O protagonista passa toda a trama com um sentimento que todos nós carregamos hoje, medo da morte, medo de infectar e perder alguém querido, medo pela incerteza. Recomendo muito essa leitura e acho que nesse momento ela se faz necessária. Para finalizar quero apenas divulgar uma informação, a vacina da poliomielite foi desenvolvida em 1950 e em 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou que estamos perto da erradicação global da pólio.

Viva a vacina! Viva a ciência!

Nome do Livro: Nêmesis
Autora: Philip Roth
Editora: Companhia das Letras (Tag Experiências Literárias)
Ano: 2021
Páginas: 200

Leia também a resenha do livro enviado pela Tag curadoria em Março de 2021, O céu da meia-noite de Lily Brooks-Dalton.