James Baldwin é um dos principais nomes do ativismo negro americano dos anos 1950. Mas diferente de seus outros livros, O quarto de Giovanni não aborda a temática racial, mas sim um conflituoso relacionamento homoafetivo.


David é um jovem americano que tem um relacionamento muito difícil com seu pai, seu conservadorismo e o fato de querer que o filho torne-se um “homem”, faz com que David guarde para si seus conflitos, principalmente, depois de relacionar-se com um rapaz na adolescência.
A retenção de seus conflitos e sentimentos, faz com que David torne-se conservador e rebelde ao mesmo tempo. Ele começa a beber muito e já um pouco mais velho muda-se para Paris.
Na França ele namora a jovem Hella e a pede em casamento, mas ela resolve viajar para a Espanha para pensar melhor na proposta e, é nessa fase sozinho, que David conhece o garçom Giovanni.
A atração e interesse entre os dois é instantânea e, David vai morar no quarto de empregada que Giovanni aluga. Seja por seus problemas financeiros, ou pelo interesse no garçom, o fato é que David se vê exatamente como tanto condenava, vivendo e se relacionando com outro homem.
A relação entre eles é cheia de conflitos, na sua maioria vindos da falta de dinheiro e do sentimento ambíguo que David mantém por Giovanni e pelo próprio quarto.
Quando Hella volta da Espanha e Giovanni é acusado de um crime e condenado à morte, David vê seus sentimentos explodirem e sua tentativa de reprimi-los falhar completamente.

Como o próprio autor diz, mais que um livro sobre homossexualidade, O quarto de Giovanni é um livro sobre a incapacidade de amar, ou o medo de amar.
É impressionante como David passa a ver o quarto de acordo com seus sentimentos por Giovanni, quando mais quer reprimir por se envergonhar da relação, ele vê o quarto sujo e bagunçado, e até o cheiro do lugar muda.
É absolutamente impecável esse livro, a narrativa é envolvente, a trama é profunda e para mim foi uma experiência totalmente nova, não me lembrou nada que já tenha lido. Recomendo muitíssimo o livro.

Nome do Livro: O quarto de Giovanni
Autor: James Baldwin
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2018
Páginas: 229

Leia também a resenha de A morte em Veneza de Thomas Mann