O quão assustador pode ser ler uma distopia vivendo no Brasil de 2021? É inevitável fazer comparações e, perceber semelhanças faz acender um sinal de alerta, mas assim como a protagonista de Vox sempre achamos que as coisas não mudam radicalmente. Será?


Ambientado nos Estados Unidos, num futuro distópico, Vox é narrado pela Neurolinguísta Jean, uma profissional brilhante em sua área, casada e mãe de 4 filhos que vê seu país ser tomado por um novo governo, o Movimento Puro.
Em qualquer regime totalitário as mulheres são as primeiras a perder seus direitos e, no Movimento Puro não é diferente. As mulheres não podem trabalhar (só cuidando dos filhos e da casa), não podem ter celular, acesso à internet, contas em banco e, o mais aterrador, não podem usar a voz. Todas as mulheres do país, incluindo crianças e idosas usam um bracelete que monitora a quantidade de palavras, há um limite de 100 palavras por dia que essas mulheres podem pronunciar e, caso elas excedam esse limite recebem um choque no braço, quanto maior o excesso de palavras maior a carga do choque.
É nesse ambiente de opressão que Jean vive agora e, o que mais a aterroriza, é olhar para a filha de 4 anos com seu bracelete e, perceber que a cada dia a menina usa menos suas palavras.
Tudo muda quando um importante membro no governo sofre um acidente e desenvolve problemas para se comunicar e, só existe uma pessoa especializada nessa área em todo o país e, essa pessoa é Jean.
O livro de Christina Dalcher foi muito comparado ao Conto da aia na época de seu lançamento e é claro que há semelhanças, qualquer distopia que explore a opressão às mulheres será comparado ao Conto da aia, para mim o livro de Margaret Atwood é superior. Em Vox a autora seguiu um ritmo muito bom até a metade do livro, depois, o que eu percebi, foi que ela correu no desfecho e comprometeu o desenvolvimento, causando até certa confusão. Seria uma história excelente se ela tivesse optado por uma trilogia, por exemplo, onde pudesse explorar algumas questões com mais calma, mas ainda assim é um livro muito bom.

Nome do Livro: Vox
Autora: Christina Dalcher
Editora:Arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 320

Leia também a resenha do livro Os Testamentos, a continuação de O conto da aia de Margaret Atwood