Nessa incrível continuação de O conto da aia, Margaret Atwood nos transporta, novamente, para Gilead e nos conta, através de três vozes femininas, a queda desse regime teocrático.


A autora conta com a ajuda de três narradoras, Agnes, Daisy e Tia Lydia (sim, aquela Tia Lydia) para dar continuidade aos eventos de O conto da aia. Em Os testamentos, já se passaram quinze anos dos relatos de Offred e, temos o ponto de vista dessas três mulheres muito diferentes.
Tia Lydia, como sabemos, é uma das poucas mulheres que tem alguma autoridade em Gilead e, nesse livro conhecemos sua história desde o início e, qual poder que ela ainda exerce nesse regime teocrático depois de todos esses anos.
Agnes é uma menina que cresceu em Gilead, então para ela toda a barbárie e sexismo impostos são naturais, ela cresceu nesse ambiente e não consegue enxergar outra forma de sociedade. Junto com Agnes, vemos o que as meninas aprendem nas escolas, como é sua relação com as colegas, a família e as tias, ou seja, acompanhamos a lavagem cerebral que é realizada nas meninas. Mas, Agnes muda seu comportamento e, consequentemente, seu destino, quando descobre não ser filha do casal que a criou, mas sim de uma aia fugida.
A última narradora é Daisy, uma adolescente que vive no Canadá e acompanha pelos noticiários os absurdos de Gilead. Daisy é uma jovem ativista com um mundo de possibilidades, mas quando seus pais morrem em uma explosão, ela conhece sua verdadeira história e, Gilead passa a integrar sua vida mais de perto.
Margaret Atwood intercala os capítulos do livro com as três narrativas, o que faz a leitura fluir muito e prende o leitor desde o início. Há 35 anos os fãs esperam por essa continuação procurando por respostas, mas já adianto, o livro responde à muitas questões deixadas em O conto da Aia, mas também nos deixa com novos questionamentos. Isso mostra a maestria desse universo criado por Atwood, são possibilidades infinitas nessa história que eu, particularmente, não quero que termine.

Nome do Livro: Os testamentos
Autora: Margaret Atwood
Editora: Rocco
Ano: 2019
Páginas: 448

Leia também a resenha de O conto da Aia, o livro que antecede Os testamentos.