KODAK Digital Still Camera

Nome do livro: Um dia de chuva

Autor: Eça de Queiroz

Editora: Cosacnaify

Ano: 2011

Páginas: 56

 

Conto pouco conhecido, escrito por Eça de Queiroz no fim de sua vida, ficou inacabado, mas constitui-se em uma curta e bela amostra de seu poder narrativo.

José Ernesto é um homem solteiro, não muito jovem, que está interessado em adquirir uma propriedade no campo. Sempre foi um sonho ter uma boa propriedade rural, onde pudesse hospedar os amigos e uma quinta no norte de Portugal parece ser perfeita, se não fosse a chuva que assola o lugar, impedindo-o de conhecer melhor.

José Ernesto fica hospedado na quinta, na companhia dos empregados e de padre Ribeiro, que com a chuva torrencial os impedindo de sair, começa a contar histórias da família do proprietário e, José Ernesto se interessa, principalmente, por uma de suas jovens filhas.

Pela descrição de padre Ribeiro a menina Dona Joana além de muito bonita, possui temperamento forte e idéias pouco convencionais, para jovens de sua idade, o que aguça mais ainda o interesse de José Ernesto. E em meio a essa chuva que não cessa, ao conforto simples que a casa no campo oferece, José Ernesto começa a se desvencilhar de sua vida na agitada Lisboa e a cogitar comprar a propriedade, tudo isso maravilhado com a imagem de uma mulher que ainda não conheceu.

Esse conto me lembrou muito o romance A cidade e as Serras, do mesmo autor, talvez por que foram escritos na mesma época e, por enaltecerem a natureza e essa atmosfera mais simples. Juntando essa narrativa mais poética do Eça e a simplicidade e doçura do enredo, resultou em uma obra linda. Vale ressaltar também, que a edição da Cosacnaify, está ricamente ilustrada por Guazzelli.

Avaliação: 5/5