Em 1947, quando a Índia deixou de ser colônia britânica, as relações entre muçulmanos e hindus deixaram de ser amistosas. Os líderes das duas religiões resolveram dividir a Índia em dois novos países, o Paquistão (muçulmano) e a nova Índia (Hindu).
Em meio a essa divisão, a pequena Nisha de doze anos, vê seu mundo desmoronar quando, sua família, tem que partir para uma nova casa.


Nisha e seu irmão gêmeo Amil vivem na Índia, com sua avó e seu pai médico. Eles perderam a mãe ao nascerem e, Nisha mantém um diário com cartas para ela e, nele, conta todos os acontecimentos de sua vida..
A família é hindu e, com a partição da Índia, o lugar onde vivem pertencerá aos muçulmanos, assim, eles vão partir em uma jornada e tentar atravessar a fronteira para a nova Índia, mas, tudo isso, em meio a conflitos violentos entre os dois lados.
No trajeto eles passam fome, sede e, são testemunhas de assassinatos e ataques. Será que Nisha conseguirá chegar na nova casa com sua família?

Livro infanto-juvenil de narrativa muito simples, embora o tema denso. Gostei da construção da personagem Nisha e da ligação com o irmão, mas a narrativa é bem lenta e repetitiva.

Nome do Livro: O diário de Nisha
Autora: Veera Hiranandani
Editora: Darkside
Ano: 2019
Páginas: 288