Esse livro é um abraço e eu fiquei imensamente feliz por escolher esse momento pra lê-lo, semana do dia das mães, o segundo durante a pandemia de Covid-19. Precisava desse abraço.


A maravilhosa Manuela D´Ávila, ex-vereadora, deputada estadual e federal, mãe e madrasta explora e nos escancara a sua maternagem nesse livro, priorizando o período de candidatura à vice-presidência do Brasil em 2018, quando ela percorreu o país com a pequena Laura.
Me senti acolhida com essa leitura, me senti segura, precisava dela e nem mesmo sabia, mas a revolução que a Laura fez na vida de Manu não é muito diferente da revolução que o Benjamin fez na minha e, da que todo filho faz na vida das mães.
O livro é curto e poderoso, nele Manu fala do seu desejo de ser mãe, sempre nos lembrando que a maternidade não é tudo, que não precisamos seguir esse padrão estipulado pela sociedade de que a mulher tem que ser mãe, ela é porque desejou, eu sou porque desejei.
No livro ela também descreve lindamente a relação com o enteado, com o companheiro, as viagens que fez com Laura pelo Brasil durante a candidatura, os ataques que ambas sofreram (sim, pessoas atacaram uma criança por discordar da posição política da mãe), lista tantas mulheres e mães que foram e são fundamentais em sua carreira, fala de parto, amamentação, desmame gentil, alimentação, mas, principalmente, em como estar junto aos filhos é exaustivo e revigorante ao mesmo tempo…. vai entender (eu entendo bem).
Mães precisam saber que estão no caminho certo e esse tipo de livro nos ajuda a dividir e carregar nossas culpas e alegrias, por isso ele é um abraço.
Mães, por favor, leiam Revolução Laura e sintam todo amor que transborda de suas páginas.

Nome do Livro: Revolução Laura
Autora: Manuela D´Ávila
Editora: Belas Artes
Ano: 2019
Páginas: 192

Leia também a resenha do livro Feminismo em comum de Márcia Tiburi, nele Márcia conversa sobre o feminismo para todxs.