feminismo-em-comum-marcia-tiburi-machadianablog

Nome do Livro: Feminismo em comum – Para todas, todes e todos

Autora: Marcia Tiburi

Editora: Rosa dos tempos

Ano: 2018

Páginas: 126

Trata-se de um livro teórico, onde a autora tenta desconstruir a estigma da mulher e, desconstruir a imagem erroneamente difundida do feminismo atualmente.

Marcia nos mostra o potencial de diálogo que o feminismo tem com todos os sujeitos (não apenas mulheres), e desenvolve conceitos básicos sobre o feminismo x patriarcado, lugar de fala, política, poder, cultura e economia.

Sem aprofundar os temas, a lógica central desse livro é justamente abrir caminho, é instigar o pensamento e o estudo profundo do feminismo.

“Feminismo é uma dessas palavras odiadas e amadas em intensidades diferentes. Assim como há quem simplesmente rejeite a questão feminista, há quem se entregue a ela imediatamente. Talvez seja o momento de parar e perguntar por que há pessoas que temem o feminismo e por que há outras tantas que depositam todas as fichas nele?” (Capítulo 1, Feminismo já!)

A autora divide o livro em capítulos curtos, que se complementam, mas que no final deixa uma vontade de aprofundar os temas. Já li alguns livros sobre a temática feminista e, acredito que esse deveria ser a porta de entrada. Alguns conceitos aqui abordados são aprofundados em outras obras, o livro serve como início ao estudo e prática e, creio que pode mudar idéias equivocadamente pré-concebidas.