Ao terminar a leitura de Mulheres da Sofia Pellegrini fiquei imaginando como esse livro me fez falta, como ele seria importante para a Natália aos 17 anos. O livro é maos que um almanaque feminista, é  um livro sobre mulheres (cis ou trans).

Os temas abordados são variados e importantíssimos, Sofia aborda os feminismos, as 3 ondas feministas e as mulheres que foram fundamentais na lutas, não deixando de lado as feministas brasileiras e as dificuldades que passaram, principalmente, durante a ditadura militar. Aborda o patriarcado e à caça às bruxas e, faz um capítulo lindo sobre mulheres que realizaram grandes feitos e nunca receberam reconhecimento. Sofia também passeia pelo corpo feminino, hormônios, sexualidade, contracepção e maternidade, não deixando de fora a violência contra à mulher e as construções de gênero ( capítulos inteiramente destinados aos temas). É um livro completo e muito acessível, a edição em si é um dos trabalhos mais lindos que já vi, ricamente ilustrado  e o formato almanaque suaviza a leitura. Apesar de não aprofundar os temas (essa não é a proposta do livro) a autora deixa opções de leituras e vídeos complementares.
Sofia Pellegrini além de ter escrito esse livro incrível é atriz, compositora, cantora e saxofonista, ela tem um perfil lindo aqui no Instagram e o livro pode ser adquirido direto com ela.

Nome do Livro: Mulheres – Autoconhecimento, lutas e empoderamento
Autora: Sofia Pellegrini
Editora: Pele Editorial
Ano: 2020
Páginas: 223


Leia também a resenha do livro O feminismo é para todo mundo de bell hooks.