KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: O morro dos ventos uivantes

Autora: Emily Brontë

Editora: Bestbolso

Ano: 2011

Páginas: 405

 

Único romance de Emily Brontë, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura universal que aborda uma história de amor e ódio, mas principalmente de vingança.

Heathcliff foi adotado pela família Earnshaw ainda na infância, mas sua adoção desagradou a quase todos, sua única amiga na casa é a caçula da família, Catherine. Juntos, cresceram a afeiçoaram-se um ao outro, mesmo sobre as humilhações do irmão mais velho de Catherine, Hindley, que depois da morte do pai, tratou Heathcliff como empregado.

O jovem parecia não se importar com as constantes humilhações, sua relação com Catherine supria suas infelicidades, mas quando a moça resolve casar-se com Edgar Linton, Heathcliff começa a mostrar seu lado mais sombrio.

Esse amor doentio faz com que o personagem cometa inúmeras atrocidades, ele leva Hindley à falência e cria o filho do inimigo como empregado, assim como foi criado. Ele seduz a irmã de Edgar para atingi-lo e, mesmo depois da morte de Catherine, ele joga toda sua ira numa vingança cruel sobre a filha de sua amada.

Emily Brontë conseguiu exprimir nesse romance toda a maldade da alma humana, todo o tormento que o amor e ao mesmo tempo, a humilhação podem causar. É a segunda vez que leio esse livro, e o que acho mais incrível nessa obra que transborda violência e paixão, é que foi escrita por uma jovem que vivia praticamente reclusa em casa, convivendo apenas com familiares, em pleno século XIX .

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥