o-elefante-desaparece-haruki-murakami

Nome do Livro: O elefante desaparece

Autor: Haruki Murakami

Editora:  Alfaguara

Ano: 2018

Páginas: 302

Coletânea de contos, do escritor japonês Haruki Murakami, essa obra é difícil de classificar, mescla literatura fantástica com contos simples, sem elementos fantasiosos.

Murakami, apesar de japonês, não usa em suas obras temas genuinamente japoneses, ele tem fortes influências ocidentais em sua vida e sua carreira e, em muitos momentos, nos esquecemos de sua nacionalidade. Os temas abordados nos contos inserem muitos dos gostos pessoais do escritor, como sua paixão por música, por animais (especialmente gatos) e, percebemos que Murakami coloca muito de si nos personagens, principalmente quando trata da arte da escrita.

Dos 17 contos do livro, os que mais se destacaram para mim foram: O segundo assalto à padaria, que narra um casal faminto que, durante a madrugada, resolve assaltar um Mc Donald´s; Sono (conto que já havia lido) apresenta uma mulher há 17 dias sem dormir e, durante suas horas de insônia reflete sobre sua vida; O último gramado do entardecer, que conta sobre um jovem que decide deixar seu emprego como cortador de grama e, realiza seu último trabalho na casa de uma mulher muito misteriosa.

Mais que excelentes contos de um excelente escritor, a obra é cheia de simbolismo, o que pede uma leitura mais profunda. Por trás de pequenos homens invisíveis que instalam uma televisão (Os homens da TV), Murakami nos estimula a realizar inúmeras reflexões acerca da sociedade atual.

Outro ponto na escrita do autor que eu particularmente adoro, é que ele usa de características e nomes semelhantes em vários personagens e, ficamos tentando juntar às peças e decifrar se são as mesmas pessoas, o que dá outra forma de análise aos textos. Enfim, adoro o autor e esse livro serviu apenas para firmar isso.