KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: Roque Santeiro ou O berço do herói

Autor: Dias Gomes

Editora: Nova Fronteira (Saraiva de bolso)

Ano: 2015

Páginas: 144

O cabo Roque morreu durante a guerra de uma forma heróica, com isso sua cidade natal Asa Branca na Bahia colhe os louros há mais de 15 anos. Movida pelo turismo e pela devoção ao santo Roque, Asa Branca cresce e enriquecem prefeitos, deputados, vendedores de relíquias e até o padre.

Além das festas e quermesses para homenagear o herói, a cidade é movida pelas intrigas entre as beatas e as prostitutas do bordel, entre o deputado e o prefeito e principalmente, entre a ex-noiva e a viúva de Roque.

O que os habitantes de Asa Branca não podiam imaginar, é que o herói não morreu na guerra e, agora voltou à sua cidade natal, seu berço. O que a cidade não perderia com a volta de Roque? Morto ele vale mais que vivo?

A peça de Dias Gomes foi escrita em 1963 e, censurada em 1964. Somente em 1985 é que houve a liberação para exibição como telenovela. Nesses mais de 20 anos, houve muitas mudanças na peça, com o intuito de conseguir a liberação, mas a sua essência permaneceu. O texto é curto, divertido e uma rica sátira à guerra e a criação de heróis não tão corajosos, que inspiram uns e beneficiam outros.