KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: A glória e seu cortejo de horrores

Autora: Fernanda Torres

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2017

Páginas: 213

Mario Cardoso é um ator em decadência, que se vê no fundo do poço, com o encerramento de sua turnê da peça Rei Lear. Motivo do encerramento da turnê? Mario não consegue conter suas crises de riso em cena.

De talento inegável, Mario passou por todos os estágios da vida cênica. Ainda jovem, esquerdista e militante, encenava peças  motivacionais para a classe operária em plena ditadura militar, lotou teatros, arrebatou donas de casa como herói de telenovelas (e também como vilões), mas o ego e a idade pesaram e, Mario acabou em segundo plano.

A encenação do Rei Lear, produzida por ele, seria a salvação de sua imagem, sua volta ao topo, porém, os altos custos e as constantes crises de riso o fizeram perder muito dinheiro e, ter que apelar para uma novela bíblica em uma emissora secundária.

Sem filhos, um casamento desfeito, a mãe doente, idade avançada (para um galã de televisão), novela bíblica, rombo nas finanças e uma propaganda constrangedora para uma empresa de papel higiênico, o que mais pode acontecer com Mario Cardoso?

Que delícia foi essa leitura. Narrativa anacrônica impecável, cheia de humor (ri horrores), contexto histórico e cultural muito bem apresentado, um protagonista odioso que não consegui odiar, enfim, tudo o que um livro excelente precisa ter. Fernanda Torres é incrível.