KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: Paris é uma festa

Autor: Ernest Hemingway

Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2013

Páginas: 252

 

Paris é um festa é uma obra autobiográfica, onde Hemingway nos conta suas memórias do tempo em que viveu em Paris, no início de sua carreira. O livro foi escrito no fim da vida do autor e, publicado postumamente. Relata os anos do jovem Hemingway, logo após desistir do jornalismo para dedicar-se a literatura.

O autor viveu em Paris nos anos 1920 com sua primeira esposa e o filho pequeno, passaram por dificuldades financeiras, e conheceram grandes nomes da literatura e da arte, como Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ezra Pound entre outros da chamada “geração perdida”. A grande beleza da obra é a relação de Hemingway com a cidade, seus passeios ricamente descritivos, mencionando os cafés e restaurantes que frequentava, as ruas por onde passava, os museus e livrarias (como a Shakespeare and company).

O autor também descreve sua rotina como escritor, cita contos escritos na época e o processo de criação de seu romance O sol também se levanta. 

Esse foi meu primeiro contato com a narrativa de Hemingway e achei livro deliciosamente bem escrito, é realmente uma viagem à Paris. Gostei muito da maneira como o autor descreve a cidade, ele detalha sua beleza e acolhimento e, nesse momento, é impossível não perceber o tom nostálgico. Mas o que mais me marcou na obra, foram os perfis que ele cria de alguns envolvidos, principalmente de Scott Fitzgerald (que eu tenho imensa admiração) e sua Zelda.

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥