Coletânea de doze contos da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, o livro No seu pescoço tem como tema central a vida de imigrantes nigerianos nos Estados Unidos e a busca por identidade ou o medo de perdê-la.


Esse é meu primeiro contato com uma obra de ficção da autora, já li muitos de seus livros não-ficcionais, e para mim foi uma delícia perceber que ela mantém seu tom afiado também na ficção.
Mesmo tratando-se de contos com histórias independentes, Chimamanda consegue manter uma linha que entrelaça essas histórias, seja pela temática da imigração, seja pela busca de oportunidades ou redenção que a maioria dos personagens se defronta.
Dos contos que mais me marcaram, destaca-se o Jumping Monkey Hill, uma belíssima história sobre uma jovem escritora que está participando de um workshop sobre escrita. Nesse lugar, ela conhece pessoas de várias nacionalidades e relaciona-se com algumas delas, mas o ponto principal do texto é que ela precisa escrever um conto, então temos a presteza de Chimamanda em nos prender em dois contos dentro de um só. As histórias se entrelaçam de forma brilhante e, com um desfecho de grande impacto.
Outro conto que me marcou foi o Embaixada Americana, onde uma mulher marcada pela violência aguarda na longa fila da embaixada Americana na Nigéria e, enquanto espera, relembra todos os momentos terríveis que passou.
Chimamanda é aquele tipo de autora que a gente sabe que vai gostar mesmo antes de ler, peguei esse livro com essa certeza e não me decepcionei.

Nome do livro: No seu pescoço
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Páginas: 233

Leia também a resenha do livro Para educar crianças feministas, obra de não ficção de Chimamanda Ngozi Adichie.