Transcrição da primeira fala de Chimamanda Ngozi Adichie no TED Talk em 2009, O perigo de uma história única é um texto sobre como criamos imagens estereotipadas de cada povo.


Chimamanda começa falando de si mesma, das histórias que lia na infância de pessoas brancas de olhos azuis andando na neve e, de como essas histórias influenciaram as suas próprias, escritas na infância. Ela escrevia sobre crianças brancas brincando na neve, enquanto a sua realidade na Nigéria era totalmente diferente. Chimamanda fala também de seu lugar privilegiado, crescendo em uma família de classe média, tendo empregados domésticos que moravam em vilarejos rurais e como, ela mesma imaginava, de forma estereotipada, o modo de vida deles.
Mas é quando ela se muda para os Estados Unidos e, começa a perceber a como africanos são vistos/imaginados é que ela tem noção do perigo que é não conhecer a realidade de um povo. Começa com sua colega de quarto imaginando que ela não saberia usar um fogão ou estranhar que ela fale inglês (embora o idioma oficial da Nigéria seja o inglês).Em todo o texto, Chimamanda menciona que precisamos sempre escutar todos os lados das histórias, que elas são definidas por: como elas são contadas, quando elas são contadas e, principalmente, por quem. Sabemos que as histórias foram escritas e contadas por quem detinha poder e, muito se perdeu de povos colonizados, escravizados, marginalizados. Mas Chimamanda não fala de maneira superior, ela fala compartilhando uma lição que ela mesma aprendeu, inclusive quando cita sua viagem ao México e como ela imaginava o país de forma estereotipada.
O perigo de uma história é um texto curto e fundamental, Chimamanda mais uma vez me ensinou muito, leiam o texto e assistam sua fala no TED Talk (disponível no YouTube).

Nome do livro: O perigo de uma história única
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2019
Páginas: 62