Que livro importante, sensível, que bela narrativa, que leitura difícil e, que poder tem essas histórias. Esse é o Insubmissas lágrimas de mulheres da escritora mineira Conceição Evaristo, obra escolhida pelo clube Leia mulheres Londrina desse mês. 


Em Insubmissas lágrimas, Conceição Evaristo nos apresenta treze histórias de mulheres, são contos que não se relacionam, exceto pela narradora, a ouvinte e escritora dessas histórias. Não fica claro se as trajetórias dessas mulheres são reais, mas mesmo inventadas sabemos que histórias de racismo, machismo e solidão não são apenas ficção (infelizmente).
A narradora conta como chegou até cada uma dessas mulheres, como elas a receberam e só depois inicia suas histórias, todas cheias de dor. São histórias de superação, a narrativa de uma memória coletiva e, é impossível não se emocionar com essas trajetórias, é impossível não sentir vontade de dançar com Rose Dusreis, de abraçar Lia Gabriel ou Isaltina Campo Belo e dizer que vai ficar tudo bem.
Conceição Evaristo é uma das escritoras brasileiras contemporâneas mais importantes, ela retrata com muita simplicidade e crueza a condição das mulheres negras no Brasil, tudo isso com uma narrativa extremamente poética. Leiam Conceição Evaristo. 

Nome do livro: Insubmissas lágrimas de mulheres
Autora: Conceição Evaristo
Editora: Editora Malê
Ano: 2020
Páginas: 142