Esse livro está disfarçado. Há disfarce em sua capa vermelha encoberta, há sussurros nas entrelinhas do texto, há memórias tão bem escondidas na lembrança de Clarice. 


Antes de falar do texto em si, preciso falar dessa edição primorosa. O livro como objetivo conversa lindamente com a história contada, cada página, cada ilustração (produzidas por Felipe Cavalcante) cada tom das cores escolhidas para essa edição enriquecem a experiência de leitura. 
Clarice é uma criança vivendo em Brasília durante a ditadura militar. Roger Mello nos presenteia com um texto delicado, onde a  menina Clarice narra várias lembranças recortadas, conversas interrompidas que ela ouve e elementos imaginados que ela acrescenta para tentar construir, na sua cabeça de criança, desfechos para os acontecimentos. 
São cenas de livros jogados na água, de pessoas trancadas em armários, de uniformes da polícia, de livros com capas vermelhas, de partidas. No decorrer da leitura vamos entendendo alguns acontecimentos, mas muitos ficam sem conclusão e, Roger Mello, consegue transmitir muito bem essa estranheza que Clarice sente por ser criança e ainda não conseguir compreender o caos ao seu redor.

Nome do livro: Clarice
Autor: Roger Mello
Editora: Global Editora
Ano: 2018
Páginas: 124