KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: Sobre a leitura

Autor: Marcel Proust

Editora: L&PM Pocket

Ano: 2016

Páginas: 96

 

A obra divide-se em duas partes, a primeira é um texto de Marcel Proust sobre o ato de ler (texto este utilizado como prefácio de uma obra de John Ruskin) e, a segunda é um depoimento de Céleste Albaret, governanta de Proust nos seus últimos anos.

Em seu texto, Marcel Proust, faz reflexões sobre a importância da leitura e relembra passagens de sua infância, descrevendo sua rotina e os livros que lia. O autor também compara, lindamente, o ato de ler e a amizade.

” Na leitura, a amizade é subitamente devolvida à pureza original. Com os livros, não há amabilidades. Se passamos a noite com esses amigos, é realmente porque temos vontade de fazê-lo.”

Já na segunda parte dessa obra, somos apresentados a Céleste Albaret, a governanta nos últimos anos de Proust, uma mulher que claramente tinha um grande carinho pelo patrão. Céleste descreve com riqueza de detalhes os hábitos, as manias e a doença de “monsier Proust” (como ela mesma o chama), bem como a dedicação do autor durante a escrita de sua obra prima, Em busca do tempo perdido.

Esse foi meu primeiro contato com a figura de Marcel Proust, não tinha lido nada escrito por ele e, nem sobre ele. Esse texto só me deixou mais curiosa em relação a esse homem frágil e dedicado, e a sua obra tão aclamada.

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥