KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: Seminário dos Ratos

Autora: Lygia Fagundes Telles

Editora: Rocco

Ano: 1998

Páginas: 165

 

A obra é um conjunto de 14 contos, que exploram a mente, a fantasia, os  sonhos, a morte, animais fantásticos e seres humanos, e diversos outros temas que parecem não conversar, mas que no texto de Lygia se complementam.

Contos como Senhor Diretor, Herbarium, A Sauna, A mão no ombro e Noturno Amarelo, foram os que mais me envolveram. Coincidentemente, são contos que não exploram tanto a fantasia, mas sim a reflexão e o mergulho na mente dos personagens.

Em A sauna, um pintor divide seus pensamentos e lembranças entre suas duas esposas (a primeira é a mulher que o inspirou, a qual ele abandonou. Já a segunda e atual ele não ama mais) tudo isso enquanto faz uma sauna. Em Noturno Amarelo, um casal sem gasolina no meio da estrada brigam por banalidades e, em meio a tudo isso, a mente da jovem divaga sobre o passado, o noivo que roubou da prima, os avós que não visitou nunca mais, os remorsos e culpas e não consegue distinguir o que é real do que é imaginário.

Esse foi meu primeiro contato com a autora. Nos primeiros contos não consegui mergulhar profundamente, mas depois entrei no ritmo das narrativas e fluiu muito bem. São contos que requer reflexão, não é um livro para uma leitura superficial. São profundos e incontestavelmente bem escritos.

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥