KODAK Digital Still Camera

Nome do Livro: O médico e o monstro

Autor: Robert Louis Stevenson

Editora: Nova Fronteira

Ano: 2014

Páginas: 80

 

A obra aborda a dualidade do caráter e da personalidade humana, o bem contra o mal.

Mr. Utterson é um advogado que está intrigado com o testamento de um de seus clientes, o médico Dr. Jekyll, pois no testamento ele deixa todos os seus bens para Mr. Hyde, um jovem estranho e de má reputação. A preocupação do advogado piora quando um assassinato ocorre na cidade e todas as pistas incriminam o jovem Hyde.

O clima fica cada vez mais tenso entre advogado e cliente, e tudo piora quando Dr. Jekyll isola-se em casa e se recusa a receber os amigos. Até que numa noite, o mordomo do médico procura Mr. Utterson dizendo que há algo estranho com o patrão, ele não sai mais do laboratório e sua voz já não parece a mesma.

O advogado e o mordomo arrombam a porta do laboratório e encontram Mr. Hyde morto (suicídio) com roupas muito largas para seu corpo. Mas não encontram o médico, apenas uma carta escrita por ele e endereçada ao advogado.

Na carta Dr. Jekyll explica que tem trabalhado nos últimos tempos em uma poção, capaz de dividir o homem, que segundo ele não é verdadeiramente um ser, mas dois. Ele consegue desenvolver a poção e a experimenta em si mesmo, é aí que o médico vira Mr. Hyde, um homem sem escrúpulos ou remorsos, capaz das maiores atrocidades. O problema é que o lado malvado começa a se sobrepor sobre o outro, e a tentar controlá-lo.

Diversos livros e filmes baseiam-se nessa obra, por isso, a trama pode parecer comum nos dias de hoje, mas levando em conta sua publicação em 1886 vemos o quão original ela é. A narrativa do autor é muito fluida e o enredo prende a atenção. Acho que o tema poderia ser muito mais explorado, mas entendo que para a época já foi um grande impacto e, não é por menos que influencia tantas outras obras.

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥