IMG-20170825-WA0022

Nome do Livro: História bizarra da literatura brasileira

Autor: Marcel Verrumo

Editora: Planeta

Ano: 2017

Páginas: 328

 

A obra é dividida em cinco períodos históricos, o Brasil colônia, o império, a república, o movimento modernista e a ditadura. Em cada período o autor nos conta histórias engraçadas, tristes e a maioria bizarras sobre grandes nomes da nossa literatura.

Somos apresentados a fatos pouco conhecidos, por exemplo, que  Pero Vaz de Caminha aproveitou a carta enviada a D. Manuel relatando o descobrimento do Brasil, para pedir clemência a seu genro ladrão que estava exilado e, que talvez nosso país não foi descoberto por acaso. Álvares de Azevedo previu o ano de sua morte e que Nísia Floresta foi a primeira mulher a escrever e publicar um livro no Brasil, já demonstrando a garra de uma grande feminista.  Machado de Assis descreveu um transtorno mental em uma de suas obras, 18 anos antes de a doença ser catalogada por psiquiatras; o cortiço que inspirou Aluísio Azevedo foi demolido durante uma campanha higienista na cidade do Rio de Janeiro; o primeiro romance com um casal homossexual foi escrito em 1895; Jorge Amado foi um grande defensor das liberdades individuais e no cargo de deputado aprovou uma emenda constitucional que permitia a liberdade religiosa; Aracy, esposa de Guimarães Rosa, salvou muitos judeus do Holocausto e que a escritora Rachel de Queiroz apoiou o golpe militar de 1964.

A obra é de uma leitura deliciosa, totalmente didática e bem humorada. Além de nos permitir a sensação de proximidade com nossos queridos escritores, ela também nos insere no contexto histórico de uma maneira leve, sem parecer um texto acadêmico.

Avaliação: 4/5