IMG-20170825-WA0032

Nome do livro: Carta ao pai

Autor: Franz Kafka

Editora: Companhia das Letras

Ano: 1997

Páginas: 88

 

Muito se fala sobre o relacionamento conturbado entre Franz Kafka e seu pai Hermann e, as consequências e influencias do pai na obra do filho. Nesse livro, temos a transcrição integral de uma carta/desabafo, que Kafka escreveu ao pai, mas nunca enviou.

Escrita em 1919, quando o autor já tinha 36 anos, essa carta é cheia de duras lembranças da infância, onde fica clara a relação difícil com o pai. O fato do filho ser mais sensível e frágil, de escolher mulheres inferiores para o casamento (Kafka nunca chegou a se casar, mais ficou noivo três vezes e, em nenhuma delas teve o apoio do pai) e de voltar-se para a literatura, tudo era motivo para que o pai se rebelasse e o filho se sentisse humilhado.

Mesmo já adulto e independente, Franz Kafka se sentia menosprezado pelo pai e retratava essa carência e esse peso esmagador em suas obras. A carta nunca chegou a ser entregue, mas Kafka não se desfez dela, talvez por achar que o texto fosse um desabafo e o deixava mais leve, ou por ainda ter intenção de enviá-la. Nunca saberemos.

Da obra de Kafka, li apenas A metamorfose antes de ter contato com Carta ao pai e, é impossível ver como esse filho se sentia humilhado, e não compreender a mente que criou Gregor Samsa e o transformou em um inseto asqueroso. 

NOTA: ♥ ♥ ♥ ♥