IMG-20170825-WA0011

Nome do Livro: Caderno de um ausente

Autor: João Anzanello Carrascoza

Editora: Companhia das Letras (Alfaguara)

Ano: 2017

Páginas: 135

 

João aos 50 anos se torna pai pela segunda vez e, a chegada de Bia traz toda uma apreensão sobre o futuro.

Ainda na maternidade, o pai João começa a escrever um caderno, uma espécie de diário do adeus, para deixar à filha quando não estiver mais presente. A todo momento, o pai deixa claro para a filha que não estará com ela no futuro, que a perda é inevitável, e começa a imaginar acontecimentos na vida futura da menina e quais conselhos ele lhe daria se estivesse com ela.

Além desses conselhos, o pai conta para a filha um pouco de sua própria infância, sobre seus pais e avós, pessoas que ele já perdeu e que a pequena Bia nem chegará a conhecer. Fala muito sobre o desejo de sua esposa em ser mãe e em como Bia foi desejada e esperada.

” Mas tu, não. Vens com esta marca, de minha ausência, a envolver inteiramente a tua vida, e este é um dos primeiros sustos que temos nesta existência, somos o que somos, não há como alterar a nossa história, sobretudo se ela já começa no meio, ou mais próxima ao fim – esta porta do hospital, de vaivém, foi a tua porta de entrada, talvez seja a minha de saída – […]” .

A obra é cheia de nostalgia e de uma beleza triste. Não tem como não se emocionar com a constatação de uma pai que, sabe que não viverá o suficiente para ver a filha crescer. E no que parece um texto, divinamente poético, mas simples, Carrascoza consegue nos surpreender com o desfecho.

Avaliação: 4/5