A Tag Experiências Literárias começou 2022 com a curadoria de Alice Walker, o que gerou muita expectativa sobre o livro “Pesado” de Keise Laymon. O que esperar de um livro indicado pela autora de “A cor púrpura” e “A terceira vida de Grange Copeland”?


“Pesado” é um livro de memórias, um livro autoficcional dedicado à sua mãe. Kiese explora a relação com a mãe e consigo mesmo, trazendo lembranças da infância em Jackson, Mississippi e chegando à sua vida adulta como professor em Nova York. 
A mãe de Kiese é uma mulher negra, professora, cientista política que usa a educação para tentar proteger o filho. Ela sempre deixa muito claro para Kiese que, como jovem negro, ele terá que buscar duas vezes mais excelência para conseguir a metade do que os jovens brancos conseguem. Com isso, essa mãe exige muito do filho.
O fato de Kiese viver no estado do Mississippi também é muito emblemático para a narrativa. A região tem um longo passado segregacionista e escravagista que reverbera até os dias de hoje. É um dos estados com maior condição de desigualdade social, sobrevivendo uma perspectiva profundamente conservadora, homofóbica e antivacina.
Outra questão muito explorada na obra, além do racismo, é a obesidade. Kiese é obeso durante a infância e adolescência e odeia o próprio corpo, ele pune a si mesmo seja no excesso ou na escassez de alimentos que consome. Uma das passagens mais emblemáticas do livro, é quando ele está em processo de emagrecimento, se exercitando exageradamente e consumindo pouquíssimas calorias, vemos Kiese desmaiando de fome e exaustão e feliz por perder peso. A relação dele com o próprio corpo é impactante.
Mais que um relato autobiográfico ou uma carta endereçada à mãe, “Pesado” é a relação da história de um indivíduo com a própria história dos Estados Unidos. Obrigada Kiese Laymon. Obrigada Alice Walker. 

Nome do livro: Pesado
Autor: Kiese Laymon
Editora: Dublinense
Ano: 2021
Páginas: 248