Ben Lerner, autor de Estação Atocha, disse em entrevista à Tag aos brasileiros: “Obrigado por ler meu livro estranho”.
É isso mesmo Ben, que livro estranho.

Adam Gordon é um jovem estudante norte americano que, está vivendo na Espanha devido à uma bolsa de estudos. Seu objetivo, é compor um poema sobre a Guerra Civil Espanhola, mas Adam já está em Madrid há muito tempo e nem sequer aprendeu o idioma. Ele está estagnado em uma rotina de pouco trabalho, pouca comida e excesso de bebidas, cigarros e drogas.
Adam está confortável nessa posição estática, onde não aproveita a oportunidade de desfrutar esse país. Isso fica muito claro quando, no livro, é descrito o ataque terrorista à Estação Atocha e, Adam, mesmo vivendo perto do local, prefere ficar em casa e acompanhar as notícias pela internet (em sites americanos) e, não participa das manifestações e marchas.
Outro fator que mostra a pouca importância de Adam com a vida, com as poucas amizades que fez na Espanha e com seus relacionamentos amorosos (Isabel e Teresa) é, que ele mente o tempo todo. Ele inventa histórias e/ou relata acontecimentos que ouviu de outras pessoas como se ele mesmo tivesse vivenciado, apenas para parecer mais interessante aos olhos dos outros. Ele até tenta passar uma impressão de que sente remorso, mas eu não comprei a ideia.
Enfim, tirando as referências literárias e culturais citadas no livro (que são fantásticas) e a personagem Teresa que eu achei extremamente fascinante (embora seja muito paciente com Adam), o livro Estação Atocha não me convenceu. Sei que Ben Lerner está lançando uma continuação, com um Adam mais velho e maduro, mas … veremos.

Nome do Livro: Estação Atocha
Autor: Ben Lerner
Editora: Rádio Londres (Tag Experiências Literárias)
Ano: 2019
Páginas: 222

Leia também a resenha do livro Adeus, Gana de Taiye Selasi, outro livro enviado pela Tag Experiências literárias aos seus associados.