Afirma Antonio Tabucchi, que a vida pacata e solitária de Pereira irá mudar.


Publicado em 1994, Afirma Pereira, livro do escritor italiano Antonio Tabucchi, é ambientado em Lisboa na década de 1930 (onde o autor morou por vários anos e que era a sua paixão) durante a ditadura salazarista, somos apresentados à Pereira, um já idoso jornalista que por mais de 30 anos escreveu crônicas policiais para um importante jornal e, hoje, é diretor da página cultural de um vespertino de pequena circulação.
Pereira é viúvo e não tem filhos (o que o torna extremamente solitário), almoça sempre no mesmo café e come todos os dias a mesma omelete com limonada.
Pereira não se preocupa com a censura, publica contos de autores estrangeiros, que ele mesmo traduz e com isso não se arrisca. Mas, em determinado momento, precisa de um estagiário para ajudá-lo e, depois de ler um texto do jovem Monteiro Rossi, decide contratá-lo.
A convivência com Monteiro Rossi e com sua namorada Marta agita a vida de Pereira e, quando ele descobre que o casal é contra o regime salazarista e atua na revolução, Pereira passa a contestar seu modo de vida e, precisa decidir se ajuda esses jovens.
A narrativa de Tabucchi é extremamente incomum, já no título percebemos o emprego do verbo dicendi, o que dá um ar de depoimento ao texto e, na nota introdutória o autor explica esse modo narrativo, dizendo que Pereira o “visitou” certa noite para contar sua história e, o autor apenas a transcreveu.
Esse tipo de narrativa de Antonio Tabucchi, apesar de muitos considerarem fluida, para mim foi arrastada. Eu fiquei esperando uma movimentação de Pereira durante todo o livro, mas isso só acontece nos dois últimos capítulos, num desfecho genial.

Nome do Livro: Afirma Pereira
Autor: Antonio Tabucchi
Editora: Estação Liberdade (Tag Experiências Literárias)
Ano: 2020
Páginas: 160

Leia também a resenha de Sul da fronteira, oeste do sol de Haruki Murakami, livro incrível enviado pela Tag Experiências Literárias aos seus associados.