Livro mais recente da aclamada escritora italiana Elena Ferrante, A vida mentirosa dos adultos, é um romance de formação contemporâneo, onde Ferrante escancara as angústias de uma adolescente, quando ela se depara com a hipocrisia familiar.


A protagonista e narradora é Giovanna, uma menina, que no início da história tem 12 anos, e vive em Nápoles com os pais. A família é de classe média, os pais são professores universitários renomados e, Giovanna cresceu num ambiente culto e equilibrado. A menina tem verdadeira adoração pelo pai e vê um enorme abismo se abrir entre eles, quando o ouve dizer à mãe que Giovanna está cada vez mais parecida com sua tia Vittoria.
Giovanna não conhece a tia Vittoria, nunca a viu nem por fotografia, mas sabe que o pai teve um grave desentendimento com a irmã e com o restante da família, o que ocasionou num rompimento definitivo. Giovanna sempre ouviu o pai dizer que Vittoria era muito maldosa, além de uma mulher extremamente feia.
Os sentimentos que a assolam depois de ouvir o pai são angustiantes, além de começar a analisar a si mesma e ficar obcecada por sua aparência, ela tem que lidar com a decepção que o pai lhe causou. E é nesse momento que resolve conhecer essa tia misteriosa, que supostamente revelará sua aparência no futuro.
Depois do primeiro encontro com Vittoria, a vida de Giovanna muda completamente, a família como ela conhecia desmorona e, escancara uma teia de mentiras.
Esse é o quarto livro de Ferrante que leio, nele a autora mantém o estilo narrativo cru que a transformou num fenômeno editorial. Nesse romance, a autora, foca no desenvolvimento individual da protagonista, seu amadurecimento, a descoberta da sua sexualidade, sua personalidade e, mais uma vez Ferrante nos apresenta uma Nápoles personagem, mais que uma ambientação, a cidade, sua geografia e dialetos fazem parte da construção da trama e da protagonista.
Novamente fui arrebatada por essa escritora que, certamente tem uma das melhores vozes contemporâneas. Elena Ferrante sabe como ninguém explorar as relações familiares (principalmente paterno-filial) e te deixar sem chão ao notar semelhanças com sua própria família.

Nome do Livro: A vida mentirosa dos adultos
Autora: Elena Ferrante
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 432

Leia também a resenha do livro Um amor incômodo, outro livro de Elena Ferrante que trata de relações familiares.