munique-robert-harris-machadianablog

Nome do Livro: Munique

Autor: Robert Harris

Editora: Companhia das Letras (Alfaguara)

Ano: 2018

Páginas: 320

Em 1938 foi assinado o acordo de Munique, um tratado selado com o intuito de evitar a segunda guerra mundial.  Hitler queria ampliar o território alemão, invadindo a antiga Tchecoslováquia e dominando a região de Sudetos (onde havia uma grande concentração de descendentes alemães). Se isso ocorresse, a França interviria em favor da Tchecoslováquia (sua aliada) e, consequentemente, a Inglaterra apoiaria a França.

Nesse romance histórico, Robert Harris nos apresenta dois funcionários de governo, um deles Legat, secretário do primeiro ministro britânico e, o outro é Hartmann, um alemão que atua no grupo de relações exteriores do Führer, mas que também participa clandestinamente de um grupo antinazista e, quer a derrubada de Hitler.

Legat e Hartmann são ex-colegas de faculdade e, durante os quatro dias em que o romance é ambientado, exercem suas exaustivas funções governamentais (muitas delas veladas) para que o encontro em Munique seja um sucesso.

Misturando personagens reais e fictícios, Robert Harris começa seu livro de uma forma muito lenta, não muito envolvente no início, mas, com a tensão dos acontecimentos vai ganhando forma. Confesso que não estava muito familiarizada com o contexto histórico e, isso pode ter atrapalhado a fluidez do texto para mim, mas mesmo assim é um bom livro e um prato cheio para quem gosta de intrigas políticas.