Vencedora da primeira edição do prêmio Nadal, essa obra foi escrita quando a autora Carmen Laforet tinha apenas 23 anos e surpreendeu pela maturidade narrativa.

O livro nos conta sobre a jovem Andrea, uma órfã que se muda para Barcelona onde estudará letras na universidade e viverá na casa de sua avó materna. As lembranças que Andrea tem da avó, e dos outros familiares que vivem na casa da rua Aribau ainda são da infância antes da guerra, e, essas doces lembranças são varridas pela realidade horrenda da família.

Além da avó, na casa vivem dois tios, um deles com a esposa e filho, uma tia solteira e a empregada. Já no início Andrea se depara com um ambiente muito sujo e desarrumado, móveis empoeirados e amontoados pelos cantos, escassez de comida e um cheiro estranho no ar. Com o tempo ela nota que mais que um ambiente quase inóspito, seus familiares tem um comportamento muito rude e violento uns com os outros e, muitas vezes com ela.

O único refúgio que Andrea encontra é na amizade com Ena, uma jovem de família rica que sempre a convida para sua casa, lhe proporcionando um convívio familiar e cultural muito enriquecedor. Andrea sente muita vergonha de sua casa e dos familiares, e tenta esconder sua situação precária de todos os amigos, mas é quando Ena conhece sua casa e, principalmente seu tio Román, que a amizade das duas muda de rumo.

Esse foi o primeiro livro da assinatura da Tag Experiências Literárias que recebo, já me apaixonei de imediato. Foi muito bom conhecer uma obra e uma autora que nunca tive contato, além de ainda não ter lido literatura espanhola. Fora o excelente trabalho gráfico da Tag, a revistinha que vem com o livro tem excelentes textos relacionados à obra. Junto a tudo isso, vem sempre um “mimo” e o desse kit foi um livro de bolso chamado “Rua Aribau” com uma coletânea de poemas de autoras nacionais relacionados à temas explorados na obra de Laforet.

Nome do Livro: Nada
Autora: Carmen Laforet
Editora: Alfaguara (edição exclusiva TAG)
Ano: 2018
Páginas: 279

Leia ainda a resenha do livro O elefante desaparece do autor Haruki Murakami, livro também da editora Alfaguara.