Romance mais famoso da escritora chilena Isabel Allende, A casa dos espíritos é seu primeiro livro, escrito no período em que esteve exilada da Venezuela, o que era no início uma carta de despedida para o avô que acabava de falecer se tornou um romance belíssimo e um best seller que transformou Isabel Allende em uma das principais escritoras da literatura latino-americana. 


O livro narra a saga de três gerações da família Trueba, começando pelo patriarca Esteban um homem pobre que perdeu a noiva e se afundou no trabalho,  transformando sua propriedade rural devastada na maior e mais rentável fazenda do país. Com a prosperidade Esteban resolve se casar e a escolhida é a irmã de sua falecida noiva, Clara, que é muito jovem e possui diversos dons como a telecinese e mediunidade.O casal e seus filhos vivem entre a cidade e a fazenda e tem uma ativa participação política, mas o que o conservador Esteban Trueba não imaginava é que seus filhos tornariam-se socialistas e lutariam contra o pai.
É nesse contexto que se desenrola a narrativa maravilhosa de Allende, embora não seja mencionado o país onde se ambienta a história, sabemos que se trata do Chile e de seu período mais perturbador, a queda da democracia e o golpe militar em 1973.O livro é marcado por críticas sociais, desigualdades, violências e abuso de poder, tudo isso misturado com romance e um toque preciso de realismo mágico. É certamente um dos melhores livros que já li, mas como toda obra é preciso levar em conta o contexto histórico, o texto é cheio de termos machistas, racistas e homofóbicos que eram comuns na época retratada e gera muito desconforto durante a leitura. Recomendo muito a leitura, é uma obra que gera várias camadas de reflexão, que nos faz pensar a complexidade das relações familiares e sociais sem nos deixar esquecer o viés místico da vida.

Nome do livro: A casa dos espíritos
Autora: Isabel Allende
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2021
Páginas: 446