O livro Transfeminismo faz parte da coleção Feminismos plurais e foi escrito pela pedagoga, professora e pesquisadora Letícia Nascimento. Letícia é uma mulher travesti, do Candomblé, nascida no Piauí e uma importante pesquisadora da área de gênero e educação. Em seu livro, ela nos instrui a pensar a raiz de alguns conceitos que já conhecemos, a entendermos avanços e retrocessos que permeiam a luta da comunidade trans.


Já no primeiro capítulo ela entra com o pé na porta, falando sobre a infância roubada das pessoas trans, aborda gênero fazendo uma releitura das autoras clássicas, mas sempre trazendo seus olhar transfeminista.Em outro capítulo ela explica o transfeminismo (corrente feminista pensada a partir da experiência de travestis e mulheres transexuais), aponta e analisa os princípios que constitui o transfeminismo. 
Letícia passa por temas como despatologização dos gêneros, autonomia corporal, corporalidade e compreensão da multiplicidade dos corpos, explica o conceito de cisgeneridade, fala sobre natureza biológica e como ela não determina o que/quem nós somos, fala também sobre gênero cultural e, fecha o livro, trazendo dados sobre transfeminicídio.
Acho incrível e importantíssimo quando ela celebra a famosa frase de Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, torna-se mulher “, mas trazendo seu complemento questionador “Se não se nasce mulher, torna-se, quem pode se tornar mulher?”
Esse é o primeiro livro da coleção Feminismos plurais que leio, já queria conhecer a coleção há muito tempo e agora quero mais ainda. Senti que, como pessoa cisgenera, eu conhecia pouca coisa e o livro me deu espaço para aprender conceitos, temas, decisões políticas (e questioná-las). Esse conhecimento é importantíssimo para ajudar a debater, a pensar propostas e, mesmo não sendo protagonista, ajudar nessa luta tão importante. Como a própria Letícia cita, esse não é um livro para travestis e transexuais apenas, esse é um livro que deve e pode ser lido por pessoas que se interessam pela temática de gênero. 

Nome do livro: Transfeminismo
Autora: Leticia Nascimento
Editora: Editora Jandaíra
Ano: 2021
Páginas: 192