A filósofa e ativista Djamila Ribeiro, traz, nesse pequeno manual, onze tópicos para enxergarmos criticamente o racismo estrutural em nossa sociedade.


Em meio ao momento que vivemos, a discussão sobre o racismo se mostra cada vez mais essencial, é inconcebível que em 2020 ainda precisamos bater na mesma tecla, porque, ainda há tanta discriminação ao nosso redor. Há pouco, assistimos perplexos ao caso de George Floyd nos Estados Unidos (cidadão negro morto pela polícia de forma brutal) e, as manifestações pelo mundo do Black Lives Matter (vidas negras importam), que tornam esse momento único e tão importante para lermos textos como os da Djamila.
A autora aborda de forma fluida, mas poderosa, temas como racismo internalizado, erotização da mulher negra, políticas educacionais, branquitude na cultura que consumimos. O livro é excelente no que se propõe, abrir caminho aos estudos sobre racismo e nos levar ao autoquestionamento, o que, de fato, cada um de nós pode fazer pela luta antirracista?

Nome do Livro: Pequeno manual antirracista
Autora: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2019
Páginas: 135

Leia também a resenha de Quem tem medo do feminismo negro? Outro livro de Djamila Ribeiro.