100_4974

Nome do Livro: O sol na cabeça

Autor: Geovani Martins

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2018

Páginas: 120

O livro é uma coletânea de contos do jovem escritor Geovani Martins. Nascido em Bangu e, morador da Rocinha e do Vidigal, Geovani retrata a violência urbana, os conflitos entre moradores de comunidades, viciados, traficantes e policiais. Em cada conto o autor consegue mudar a voz dos personagens e abusa das gírias e expressões informais.

Dos treze contos do livro, os que mais me chamaram a atenção foi o Expiral, que aborda a relação da perseguição e do medo para ambas as partes (perseguidor e perseguido); o Rabisco que fala sobre a fuga de um pichador e seu medo de morrer confundido com um ladrão; Estação padre Miguel que fala sobre consumo de crack na favela; e o Mistério da vila (meu preferido) que aborda questões religiosas, o crescimento das igrejas evangélicas nas comunidades e a intolerância pelas crenças africanas.

Claramente Geovani Martins tem uma voz forte e poderosa. A chamada “literatura marginal” vem ganhando força e o livro de Geovani está sendo traduzido para vários países, assim como ocorreu com Carolina Maria de Jesus em o Quarto de despejo, isso se explica, pois ambos os livros conseguem dar voz aqueles que nunca foram representados artisticamente.