Romance de estréia da jovem escritora brasileira Aline Bei e, vencedor do prêmio São Paulo de literatura de 2018, O peso do pássaro morto é narrado em primeira pessoa por uma mulher, que nos conta sua vida desde o 8 até os 52 anos, relatando seu cotidiano, suas escolhas e as tragédias pelo caminho.


A narradora (que não tem nome no livro) começa sua história aos 8 anos e, nos conta como perdeu sua melhor amiga Carla. A forma como a menina entende e encara essa morte, vai influenciar todas as perdas que virão pela frente. Depois que perde a amiga Carla, ela entra num estado de apatia, onde nada parece entusiasmá-la mais.
Vários assuntos importantes são abordados ao longo da vida dessa menina, abuso, aborto, fé, família e, ela vai crescendo e tomando decisões que vão, cada vez mais, tornando-a impassível, até que um elemento muda tudo, o Vento.
O livro, apesar do tema denso, é muito fluido. A autora desenvolveu uma narrativa poética e, a diagramação e edição, contribuem para fluidez e beleza da obra.

Nome do Livro: O peso do pássaro morto
Autora: Aline Bei
Editora: Noz
Ano: 2017
Páginas: 168

Leia também a resenha do livro Macha de Claudia Tajes, outro livro de uma autora brasileira contemporânea.