A vida pessoal de Machado de Assis é uma incógnita, sempre muito reservado, o autor viveu de forma pacata. Casado por décadas com Carolina Novais, Machado deixou seu relacionamento com a esposa em segredo para a posteridade, queimando todas as cartas que trocaram.
Apesar dessa reserva de Machado de Assis, sabe-se que a forma como sua esposa portuguesa chegou ao Brasil, foi considerada estranha. Carolina veio aos 33 anos, solteira e acompanhada pelo músico boêmio Artur Napoleão e, este, em seu livro de memórias, não quis mencionar as circunstâncias da viagem, disse apenas que não revelaria nada para não manchar a honra de Carolina.
O autor José Almeida Júnior, usa esse segredo como fio condutor para sua ficção histórica e cria o personagem Pedro Junqueira e, é ele o homem que odiava Machado de Assis.


Pedro Junqueira e Machado de Assis vivem em mundos completamente diferentes, mas mesmo assim suas histórias se cruzam ainda na infância.
Com a morte de sua mãe, o menino Pedro vai viver temporariamente com uma tia no Rio de Janeiro e, lá, ele conhece um menino mulato e agregado da família, Joaquim Machado de Assis. A rivalidade entre os dois já começa no primeiro dia e, após alguns anos eles vivem um triângulo amoroso juvenil com a menina Joana. Porém, na mesma época, Pedro é enviado à Coimbra para estudar direito.
Depois de nove anos em Portugal, Pedro conhece Carolina Novais através de um amigo em comum, o músico Artur Napoleão. Pedro e Carolina chegam a ficar noivos e, a moça acaba engravidando, mas, com medo da situação Pedro abandona Carolina.
Depois de um tempo o arrependimento corrói Pedro e, ele vai à procura da amada, mas descobre que ela fugiu para o Brasil com seu amigo Artur Napoleão.
Muitas intrigas passam pela cabeça de Pedro, mas ele descobre que Carolina foi expulsa de casa pela família, perdeu o bebê e, desonrada em Portugal, foi recomeçar a vida no Brasil. Pedro Junqueira viaja para o Brasil e lá descobre que Carolina se casou, com ninguém menos que seu inimigo de infância, Machado de Assis.
José de Almeida Júnior mescla a história do Brasil e personagens reais , com uma trama ficcional muito bem desenvolvida. Confesso que, como fã de Machado, foi difícil ter empatia pelo protagonista Pedro Junqueira e, também não gostei da Carolina fraca e manipulável que o autor construiu, mas, o livro é bem escrito e possui um rico contexto histórico, fazendo da história do Brasil, mais que um pano de fundo, um personagem principal.
Recomendo muitíssimo a leitura, embora ache difícil que haja verdadeiramente alguém que odeie Machado de Assis.

Nome do Livro: O homem que odiava Machado de Assis
Autor: José Almeida Júnior
Editora: Faro Editorial
Ano: 2019
Páginas: 240

Leia também a resenha de História bizarra da literatura brasileira e, descubra outros segredos de nossos grandes autores.